Escondidinho de Shitake com Espinafre e Purê de Mandioquinha Orgânica

4 PESSOAS

|

1 Hora e 30 Minutos

Ingredientes

  • Para o purê:
    – 500g de mandioquinha
    – 3 col sopa (aprox. 50g) de nata
    – água do cozimento (se necessário, para atingir o ponto do purê)
    – sal a gosto

    Para o recheio:
    – 250g de cogumelo shiitake
    – 150g de nata (separe 3 col sopa para o purê, o restante vai para o recheio)
    – 1 cebola
    – ½ maço de espinafre
    – aprox. 1 col sopa de óleo vegetal
    – sal a gosto

    Para o crocante (finalização):
    – cascas de aprox. 2 mandioquinhas
    – aprox. 1 col sopa de azeite de oliva
    – sal a gosto

Modo de preparo

  • Começamos a receita preparando um crocante de cascas de mandioquinha. É isso mesmo, vamos aproveitar essa preciosidade por completo e de quebra ainda adicionar textura ao prato!

    Lave e descasque as mandioquinhas. Em uma assadeira tempere as cascas com o azeite, sal e, se desejar, outros temperos a gosto. Leve ao forno pré-aquecido a 220 graus por aproximadamente 45 minutos, ou até que esteja tudo bem crocante e douradinho (fique de olho, o tempo pode variar de forno para forno! Vale a pena colocar um timer para apitar de vez em quando pra não esquecer e acabar queimando). Você pode comer assim, como chips, ou fazer uma farofinha batendo tudo em um processador ou picando na faca mesmo.

  • Enquanto as cascas estão no forno comece o preparo do purê. Corte a mandioquinha em alguns pedaços e cozinhe em água com sal até que fique macia (aprox. 20 min). Enquanto ela cozinha prepare o recheio!

    Separe os talos das cabeças dos cogumelos – não os descarte o talo, ele é uma parte muito saborosa, apenas faremos cortes diferentes com cada uma das partes: com o talo faça cortes pequenos, como cubinhos, e com as cabeças faça cortes em tiras (nem muito grossas nem muito finas – aprox. 1cm de espessura).

  • Pique a cebola em cubinhos, lave o espinafre e separe as folhas.

    Em uma frigideira grande (ou panela) vamos selar os cogumelos. Aqueça bem uma frigideira com um fio de óleo e adicione os cogumelos, tomando cuidado para não “superlotar” a panela, ou seja, não deixe que fique um pedaço por cima do outro – coloque apenas a quantidade de cogumelos que permita que todos fiquem em contato com o fundo (vão ser aprox. 2 levas, de acordo com o tamanho do fundo da sua panela/frigideira). Deixe que doure bem antes de mexer. Quando perceber que selou bem, misture e deixe selar do outro lado. Ao final adicione uma pitada de sal. Reserve os já selados e repita o processo com todos os cogumelos.

    Na mesma frigideira ou panela onde foram selados os cogumelos, refogue a cebola e os talos dos cogumelos com um fio de azeite e uma pitada de sal até que fiquem douradinhos. Adicione as folhas de espinafre na frigideira e assim que elas murcharem acrescente a nata. Cozinhe por alguns minutinhos só para que reduza um pouco e volte com os cogumelos para a panela. Verifique o sal e o recheio está pronto.

    Quando a mandioquinha já estiver cozida finalize o purê: escorra a água do cozimento em uma cumbuca (não jogue fora), amasse a mandioquinha ainda quente com um garfo ou espremedor de batatas e depois adicione 3 col sopa de nata e, se julgar necessário, algumas colheres da água do cozimento da batata, até atingir a consistência de purê. Prove e ajuste o sal se for necessário.

  • Com tudo prontinho começamos a montagem do escondidinho!

    Em uma forma não muito grande adicione aprox. 3 col sopa de purê de mandioquinha e espalhe bem, formando uma fina camada no fundo da forma. Despeje todo o recheio e em seguida cubra-o com o restante do purê.

  • Finalize com o crocante de cascas de mandioquinha (se desejar pode adicionar também um queijo parmesão para gratinar) e leve ao forno pré-aquecido a 220 graus por aprox. 15 min. Está pronto, aproveite!